top of page
Manual de Dúvidas

Guia de informações às dúvidas mais feitas em relação a todos os tópicos abordados sendo eles, estágio, restaurante universitário, vaga livre, requerimentos, projele, disciplinas de verão/inverno, atividades complementares e dúvidas gerais.

Centro acadêmico de Engenharia de Produção

   A família CAEP, preparou esse Manual com base nas perguntas de alguns acadêmicos. Sabemos quão difícil é ter dúvidas e não ter a quem recorrer, então, por meio deste documento desejamos ajudar o maior número de alunos possível, mas qualquer outra dúvida que esteja fora desse manual, só recorrer ao formulário que está na Página Inicial.

Âncora 2

Links úteis

QUANDO CONSIGO ESTÁGIO, QUAIS DOCUMENTOS TENHO QUE PREENCHER?

   Antes de mais nada, seria bacana ler o Manual de Estágio dísponivel aqui no site. Se ainda tiver dúvidas, envie um e-mail (coeengp.faeng@ufms.br) para o COE para esclarecimento.

   Geralmente será necessário preencher o termo de compromisso no site de estágio da UFMS e cadastrar assinatura externa no SEI.

   Se o estágio for prorrogado: preencher o termo aditivo.

   Se o estágio terminar antes do previsto: preencher o termo de rescisão.

Estágio

SE ESTOU NO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO E QUERO PASSAR PARA O OBRIGATÓRIO, O QUE TENHO QUE FAZER? (VICE-VERSA TAMBÉM)

   Se está no não-obrigatório e quer passar para o obrigatório: O acadêmico deve rescindir o termo de estágio não obrigatório e preencher um novo termo para o obrigatório. Para tanto, deve ser feito no período letivo e o acadêmico deverá esperar o inicio do semestre para se matricular na disciplina Estágio Obrigatório I e/ou Estágio Obrigatório II. Antes de fazer a matrícula, o aluno deverá entrar em contato com um professor de Engenharia de Produção que ofertará a disciplina de Estágio Obrigatório I ou II para reservar a vaga com ele como orientador, visto que a quantidade de vagas de estágio por professor é limitada.

   Se está no Obrigatório e quer passar para o Não Obrigatório: O processo é semelhante ao anterior, é necessário que o acadêmico preencha um termo de rescisão e crie um novo termo de compromisso para o não obrigatório.

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS QUE TENHO QUE ENTREGAR NA FINALIZAÇÃO DO ESTÁGIO?

   Relatório de Atividades de Estágio parcial e final.

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS QUE TENHO QUE ENTREGAR NA FINALIZAÇÃO DO ESTÁGIO?

   O Termo de Estágio deve ser assinado pelo estagiário, pela representante da concedente e pelo Diretor da Unidade na qual o curso está lotado, para o curso de Engenharia de Produção/FAENG é o diretor da FAENG.

ALGUÉM PODE ASSINAR PELO RESPONSÁVEL DA CONCEDENTE?

   Deve ser sempre o responsável pela concedente. Quando a empresa é muito grande e atua em diversos locais, é comum que se tenha um representante local da empresa. Este representante pode assinar enviando uma procuração.

EU POSSO FAZER O ESTÁGIO SEM O TERMO DE COMPROMISSO

   Não. Todo estágio, seja ele obrigatório ou não obrigatório, utilizando-se de modelo de termo da UFMS ou de modelo externo (da concedente), deve ser formalizado pelo estudante por meio do portal de estágio da UFMS

QUAL É O TEMPO MÁXIMO DE DURAÇÃO DE UM ESTÁGIO?

   De acordo com a Lei nº 11.788/2008, um estagiário não pode ficar mais de 2 anos em uma mesma empresa, exceto quando se trata de um estagiário portador de deficiência. Sendo assim, não há prazo mínimo para a realização do estágio na faculdade. Contudo, os contratos não poderão ultrapassar 2 anos em cada instituição.

QUANDO EU POSSO INICIAR UM ESTÁGIO?

   Estágio não obrigatório pode ser iniciado em qualquer momento do curso, basta estar regularmente matriculado. Já para o estágio obrigatório, é necessário realizar a partir do semestre de oferta das disciplinas de estágio.

O RESPONDÁVEL TÉCNICO TEM QUE SER ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO?

   O supervisor deverá possuir graduação e/ou pós-graduação na área ou ter conhecimento técnico condizente com a atividade desenvolvida na empresa. Nesse caso, é necessário que o seu curriculum vitae seja analisado e aprovado pela COE.

EU POSSO FAZER ESTÁGIO NOS LABORATÓRIOS DA UFMS?

   Sim, são aceitos os estágios obrigatórios nos laboratórios de pesquisas da UFMS. Os passos para comprovação são os mesmos de uma empresa.

COMO FAÇO PARA SOLICITAR A MATÉRIA DE ESTÁGIO, FORA DO PERÍODO DE MATRÍCULA?

   De acordo com o Art. 33. da Resolução Nº 430-COGRAD/UFMS, de 16 de dezembro de 2021 a matrícula em Estágio Obrigatório poderá ser realizada a qualquer momento no ano, independente dos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico. Diante disso, existe a possibilidade de matrícula via requerimento.

COMO CONSEGUIR PAGAR MAIS BARATO NO RU?

Restaurante Universitário

   Os preços subsidiados estão disponíveis para estudantes economicamente vulneráveis (renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo vigente). Diante disso, 2 passos devem ser seguidos:

  1. Comprovar a renda familiar por meio da Folha Resumo do Cadastro Único (CadÚnico), que deve ser inserida no “Perfil do Estudante” do estudante de graduação por meio do Sistema Acadêmico ou do estudante de pós-graduação por meio do Sistema de Gestão de Pós-Graduação.

  2. Preencher o formulário de acesso aos Restaurantes Universitários.

   Para se enquadrar no pré requisito, primeiramente o aluno deve realizar o seu CadÚnico procurando um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social em Campo Grande (veja lista dos CRAS de Campo Grande abaixo) e solicitar o cadastramento. Para que a família possa ser cadastrada, é importante:​

  • Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.

  • Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.

  • Apresentar pelo menos um documento de todas as pessoas da família: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; Carteira de Identidade (RG); Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); Carteira de Trabalho; ou Título de Eleitor; Levar um comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz, não é obrigatório apresentar, mas ajuda no preenchimento do endereço.

LISTA DOS CRAS DE CAMPO GRANDE:

  • CRAS ALAIR BARBOSA DE REZENDE - MORENINHA II

  • CRAS CARLINDA PEREIRA CONTAR - NOSSA SENHORA APARECIDA

  • CRAS DR FAUZE DUALIBI AMIZO CANGURU

  • CRAS DR. ALBINO COIMBRA FILHO

  • CRAS ESTRELA DALVA

  • CRAS HENEDINA HUGO RODRIGUES - VIDA NOVA

  • CRAS HERCULES MANDETTA

  • CRAS INDUBRASIL

  • CRAS JOÃO RENATO PEREIRA GUEDES - ESTRELA DO SUL

  • CRAS LILI FERNANDES DA CUNHA - JARDIM MOEMA

Vaga Livre

COMO FUNCIONA A VAGA LIVRE?

   As vagas livres de frequência funcionam da seguinte forma: o estudante deve ter cursado a disciplina com frequência igual ou superior a setenta e cinco por cento (75%) e que tenha sido reprovado por nota, com média de aproveitamento igual ou superior a quatro (4,0).

   Para análise dos critérios de matrícula em vaga livre serão verificadas disciplinas equivalentes em até quatro semestres anteriores.

   Estudantes matriculados neste tipo de vaga não precisam assistir às aulas devendo apenas realizar as avaliações, definidas pelo professor da disciplina. As avaliações deverão ser realizadas junto com os outros estudantes da disciplina.

Requerimentos

QUAIS SÃO E COMO FUNCIONAM OS REQUERIMENTOS?

   Os requerimentos acadêmicos são feitos de forma online e por meio de duas vias: pelo site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) ou por um atalho disponível no próprio perfil do aluno, no Sistema Acadêmico (Siscad).

   Tipos de requerimentos:

Projele

COMO FUNCIONA O PROJELE?​

   O PROJELE é um projeto de extensão promovido pelo curso de Letras, onde oferece cursos de línguas estrangeiras. As aulas serão ministradas por acadêmicos regularmente matriculados em cursos de graduação da UFMS, sob a supervisão de um professor orientador, e/ou ministrados como voluntários, por servidores técnico-administrativos com graduação.

   Para se inscrever no projeto, é necessário preencher os formulários onlines que ficam disponíveis no período de e inscrições no site do PROJELE.

   Para auxiliar no custeio da elaboração, reprodução dos materiais didáticos a serem utilizados no decorrer das aulas e pagamento dos bolsistas, são exigido aos alunos selecionados uma taxa de matrícula no valor de R$ 280,00 para a comunidade externa e para os servidores e acadêmicos da UFMS o valor é de R$ 250,00.

   Os boletos para o pagamento das inscrições dos selecionados serão encaminhados por e-mail. Para a efetivação da matrícula, os comprovantes de pagamento deverão ser entregues na secretaria do PROGELI/UFMS ou encaminhados para o email: ufmsprogeli@gmail.com.

   Mais informações no Instagram: @progeli_ufms

Discplinas de Verão/Inverno

COMO FUNCIONAM AS DISCPLINAS DE VERÃO E INVERNO?

   O Período Letivo Especial, que oferece disciplinas de verão ou inverno, tem como objetivo possibilitar a oferta de disciplinas obrigatórias ou optativas, fora do período letivo regular e atender aos estudantes que têm pendências e, assim, possibilitar sua regularidade no curso. A prioridade é para os acadêmicos favoráveis à formação até o final deste ano.

   Acadêmicos dos cursos de graduação da UFMS podem se matricular nas disciplinas do período especial de inverno ou verão no período de recesso acadêmico, é feito de forma totalmente on-line e deve ser feita por meio do Siscad.

Atividades Complementares

COMO FUNCIONAM AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES?

   As Atividades Complementares são todas as atividades que têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional, que são realizadas pelos alunos ao longo do curso, porém distintas das atividades pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas dos currículos plenos do Curso de Engenharia de Produção.

   Como condição de conclusão do curso, os alunos devem cumprir um mínimo de 34 horas de carga horária obrigatória, o que equivale às 34 horas de atividades complementares previstas no Projeto Pedagógico do curso e devem ser desenvolvidas no decorrer do curso.

   O que caracteriza estas atividades é a flexibilidade de carga horária semanal, com controle do tempo total de dedicação do estudante durante o semestre ou ano letivo.

   São exemplos de atividades complementares: participação em eventos internos e externos à instituição de educação superior, tais como: semanas acadêmicas, congressos, seminários, palestras, conferências, atividades culturais, atividades de iniciação científica, membro do Centro acadêmico, assim como de monitoria.

   As atividades complementares poderão ser desenvolvidas, no decorrer do curso, nas seguintes categorias:

  • Ensino: participação como ouvinte em Defesas de Tese de Doutorado, de Dissertação de Mestrado, e Trabalho de Conclusão de Curso em áreas afins: Comprovar a presença, através de declaração do Presidente da Banca de Trabalho de Conclusão de Curso, conforme o formulário padrão, em pelo menos duas sessões de Defesa de TCC, entre outros.

  • Pesquisa: elaboração de um artigo científico orientado por um professor do curso, e publicado envolvendo assunto de interesse na área de Engenharia de Produção, este podendo ser elaborado por somente um acadêmico, entre outros.

  • Extensão: projeto de Intervenção Comunitária, orientado por um professor do curso. O projeto poderá ser desenvolvido individualmente ou em equipe de até três acadêmicos, envolvendo temas voltados para a área de Engenharia de Produção, validado mediante comprovação de declaração por responsável da instituição beneficiada e apresentação do relatório final de Intervenção Comunitária, entre outros.

  • Representação discente.

QUANTAS VEZES NO ANO ABRE VAGA PARA BOLSAS E AUXÍLIOS?

   As inscrições para os benefícios de permanência (bolsas e auxílios) são feitas todos os anos no primeiro semestre, com possibilidade de abertura de inscrições no segundo semestre (caso haja vagas), especificamente para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

COMO OCORRE A DIVULGAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO?

   Os projetos de extensão são promovidos através de editais divulgados no site da UFMS ou pelos professores.

   Links que podem ajudar:

Link 1

Link 2

Link 3

COMO CACULAR AS HORAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES?

   As Atividades Complementares deverão totalizar 34 horas de atividades. As atividades contempladas como complementares no Curso de Graduação em Engenharia de Produção são aquelas em que o acadêmico participa de ações de ensino, pesquisa, extensão e representação estudantil. Estas atividades serão verificadas pelo coordenador do Curso, através da conferência dos certificados das atividades realizadas pelo acadêmico e de acordo com a carga horária a ser considerada, em cada atividade. Verificada a carga horária destas atividades, será lançado no Sistema Acadêmico que foi cumprida a carga horária necessária nas Atividades Complementares

Dúvidas Gerais

EM QUE SEMESTRE SE PEDE A PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO (DILATAÇÃO DO PRAZO)?

   O acadêmico deverá solicitar a dilação quando estiver no último semestre do tempo máximo previsto para seu curso de graduação, a fim de não perder o vínculo com a UFMS.

Mais Informações 1

Mais Informações 2

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PRAZOS A SEREM ATENDIDOS NO ANO LETIVO?

   Todas as datas e prazos para o desenvolvimento das atividades de ensino e extensão, bem como feriados e recessos acadêmicos estão previstos no calendário acadêmico.

bottom of page